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  • Direitos e Deveres

    A Equipe 10 presta esclarecimentos sobre os seus direitos e deveres como consumidor de energia elétrica.voltar

     

  • Direitos e Deveres

    Permita o livre acesso dos técnicos da concessionária da sua cidade ao medidor de sua casa

    Quando você não permite a entrada do leiturista em sua residência, obriga a concessionária a realizar o faturamento por média, com base no consumo dos meses anteriores. A visita do profissional também mantém sob controle as condições elétricas e possibilita que você esclareça qualquer dúvida técnica.

    Proteja o leiturista de animal de estimação.

    Caso você tenha um cão ou qualquer animal que ofereça perigo, prenda-o no dia previsto em sua conta de luz para a realização de leitura mensal. Assim, você evita transtornos e garante a segurança de nossos leituristas.

    Solicite a entrega postal de sua conta de luz.

    Você tem o direito de receber a sua conta de luz em outra unidade consumidora. Caso você tenha uma casa de praia e resida em outro município, poderá solicitar à concessionária da sua cidade o envio da tarifa para o seu domicílio fixo.

    Disponha do atendimento telefônico.

    Você tem o direito de recorrer ao serviço de atendimento telefônico gratuito, disponível 24 horas por dia, para a solução de questões emergenciais.

    Mantenha seus dados cadastrais atualizados.

    A atualização permite à concessionária da sua cidade agilizar possíveis atendimentos, mantendo o acesso à localização exata de sua residência.

    Informe à concessionária da sua cidade sobre o uso contínuo de aparelhos médicos e hospitalares.

    Se existe alguém em sua casa com problemas da saúde que exijam o uso constante de equipamentos elétricos, não se esqueça de se cadastrar na concessionária da sua cidade. Em caso de interrupção do fornecimento de eletricidade, a concessionária vai priorizar o atendimento a sua residência.

    Confira os padrões de tensão.

    Você tem o direito de receber energia elétrica em seu domicílio nos padrões de tensão e índices de continuidade estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

    Mantenha as instalações de sua casa de acordo com as normas oficiais brasileiras.

    É importante ter esse cuidado, tanto pelo aspecto técnico quanto pela segurança, para evitar possíveis curtos-circuitos e incêndios. Fios desencapados, instalações irregulares e aparelhos antigos que funcionem de forma inadequada podem gerar aumento do consumo de energia, elevando o valor de sua conta de luz.

    Pague regularmente sua conta de luz.

    Você tem o dever de pagar sua conta de luz até a data de vencimento. Vencido esse prazo, são cobrados também a multa por atraso e outros acréscimos legais.

    Escolha a data de vencimento.

    Você tem seis opções de datas de vencimento de sua conta de luz. Você pode recebê-la até cinco dias úteis antes do prazo final de vencimento.

    Evite a suspensão de fornecimento.

    Você deve ser informado, com antecedência de 15 dias, sobre a suspensão de fornecimento de energia por falta de pagamento.

    Observe o prazo de religação.

    Caso o fornecimento de energia seja cortado por falta de pagamento, a concessionária se compromete a religá-lo após a quitação da conta em um prazo de 24 horas no caso de área urbana e 48 horas de área rural.

    Entenda sua conta de luz.

    A concessionária da sua cidade disponibiliza informações sobre a sua conta de luz para facilitar o seu entendimento.

    Cuide dos equipamentos de medição instalados na sua residência.

    Você tem o dever de responder pela guarda e integridade dos equipamentos de medição instalados pela concessionária da sua cidade em sua casa. Por isso, cerque-os de cuidados.

    Comunique à concessionária da sua cidade qualquer alteração na classificação tarifária.

    Informe à concessionária sobre eventual mudança, para que a tarifa cobrada seja adequada ao tipo de imóvel.

    Consulte a concessionária da sua cidade quando o aumento de carga instalada no domicílio exigir a elevação da potência disponibilizada.

    Pode ser necessário mudar de grupo ou faixa e, assim, você garante a segurança da sua família.

    Use os canais de atendimento com a concessionária da sua cidade.

    A concessionária oferece a você diversos meios de comunicação: telefone, agência virtual, lojas de atendimento e Twitter. A empresa está à disposição tanto para tirar dúvidas quanto para receber sugestões e críticas.

    Busque atendimento em seu próprio município.

    Você não precisa se deslocar da cidade onde reside para ser atendido. A concessionária da sua cidade possui lojas em todos os municípios em que realiza concessões.

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